Substituta da Harley-Davidson Iron 883 vem aí?

A Harley-Davidson patenteou um novo projeto de motor com comando de válvulas variável, e este pode ser o primeiro sinal de um novo projeto de moto de entrada para a marca.


Como muitos já sabem, há algum tempo vinhamos acompanhando os rumores de que a linha sportster deixaria de ser fabricada, até ter a confirmação oficial no ínicio deste mês. Muito se especulou sobre o significado dessa mudança, que coincide com o período de reavaliação comercial e estratégica da H-D desde a saída de Matthew Levatich e do antigo posicionamento "More Roads". Porém, agora trazemos uma novidade que pode começar a indicar que a Harley Davidson não irá abandonar suas motos de entrada.


Novo motor com comando de válvulas variável é patenteado pela Harley Davidson

A Linha Sportster já vinha sofrendo com a chegada dos novos tempos por fabricar seus modelos com um projeto de motor concebido nos anos 80, mas não por ser um motor ruim ou que não atenda o gosto do seu público nos dias de hoje, mas sim pelo fato de que as normas de emissões de poluentes européias, cada vez mais ditam o futuro de fabricação de todo veículo lançado neste planeta. Com isso, o motor EVO das sportsters já não poderia ser comercializado na Europa em 2021, e esse é o grande motivo da saída das Sportster da linha de produção.


Então vamos à novidade! Na última semana a imprensa internacional divulgou que a H-D patenteou um novo desenho técnico de motor. Se trata de um motor com comando de válvulas variável, algo similar ao projeto VVT criado pela Toyota, porém com os balanceadores modulares que são montados nos dois lados do virabrequim.


Desenhos de patente revelam novo motor da H-D

Este tipo de engenharia visa priorizar o torque e potência em baixas rotações, o que tem sido uma tendência no mercado de motos justamente para se adequar às normas européias.


Desenho técnico mostra novo motor aplicado à uma FatBob como exemplo de marcação

No desenho técnico utilizado para a criação da patente, o novo motor foi aplicado à uma FatBob, mas a imprensa internacional garante que a FatBob aparece no desenho técnico apenas como marcação de exemplo. Os detalhes observados no motor mostram que realmente se trata de algo completamente novo, nada similar ao que é utilizado nos M8 lançados em 2018 para as Softail e Touring.


Ainda não existe nenhuma divulgação oficial da Harley-Davidson sobre qual será o uso desse novo motor em seu lineup, mas estaremos acompanhando de perto pra divulgar todas as informações confirmadas e novas especulações em torno deste assunto.


Assista:





© 2020 - Motorama S. P. LTDA.

CNPJ 36.892.387/0001-85

-----

canalmotorama@gmail.com

-----

Envio dos produtos da loja de 7 a 20 dias a depender do produto.

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram