Primeira moto elétrica da Kawasaki terá troca manual de marchas.

Atualizado: 5 de Mai de 2020

EV Endeavor representa o futuro da marca e promete acrescentar o fator emoção ao segmento de elétricas.


Até agora, a maioria das motos elétricas foram projetadas para uso na cidade, não para pistas ou estradas. Por isso talvez os fãs de velocidade até agora têm poucos motivos para se empolgar com motos desse tipo. Mas se os carros elétricos ensinaram alguma coisa a indústria de motos, é que é possível sim oferecer uma experiência esportiva com baterias no lugar de um motor a combustão. Não deve ser fácil, levando em conta que em uma moto existem fatores muito importantes como o peso, que em um carro é importante também, é claro, mas pode entrar em segundo plano. Mas é perfeitamente viável. Talvez o que estava faltando era o lançamento de alguma grande marca associada à esportividade, digamos, um pouco mais extrema.


Estava.



O EV Endeavor vem sendo desenvolvida há mais de uma década pela Kawasaki e é um protótipo que graças às características de um motor elétrico, é capaz de entregar torque e potência máxima desde o primeiro momento, mas ao contrário da maioria das motos elétricas, essa provavelmente não será a única emoção em sua pilotagem.



Isso porque a Kawasaki decidiu implementar câmbio manual no protótipo, outro aspecto que faz ele ir na contra mão dos demais modelos elétricos e o posiciona dentro do segmento esportivo. Ter que trocar as marchas de acordo com a rotação do motor e poder fazer isso com o pé, igual estamos acostumados a fazer em uma moto com motor a combustão e com cambio manual, significa uma experiência de pilotagem mais ativa e não tão automatizada. Outra vantagem de usar troca de marchas manual é que o EV Endeavor conseguirá