Museu Rodas do Tempo

O que acontece quando um apaixonado por motos clássicas transforma seu hobby em um empreendimento turístico



A região Centro Oeste do Brasil tem um dos mais ricos acervos patrimoniais do país. A cidade histórica de Pirenópolis, no estado de Goiás, além de rica em gastronomia local e belezas naturais como trilhas e cachoeiras, abriga o Museu Rodas do Tempo.


O local é um prato cheio para qualquer entusiasta de motos clássicas. Cada olhar traz uma descoberta nova. Se você for assim, é melhor ir preparado(a) para passar algumas horas e apreciar todos os detalhes. São muitos.



O museu possui uma loja com souvenir na entrada, onde já é possível ter amostras do que vamos encontrar lá dentro. Letreiros de antigos fabricantes de óleo e posto de gasolina, quadros e souvenirs.


Dentro do espaço do museu existem vários galpões com temas diferentes. O número quatro por exemplo, é onde estão as motos dos principais fabricantes dos Estados Unidos e Europa e que dominaram o mundo a partir da década de 1920. Indian, Harley-Davidson, BMW, Guzzi, Jawa, Ducati, Royal Enfield e outras que atraem a curiosidade dos turistas que visitam o museu.





A maioria dos veículos são restaurados ao seu estado de funcionamento original. Algumas levam anos ou até décadas para alcançar o estado de originalidade. Definitivamente não é tarefa fácil encontrar os componentes adequados à restauração de uma moto da década de 40.


Para as crianças, o museu reservou um galpão especial com uma coleção de brinquedos antigos, bicicletas infantis e velocípedes.


É impossível estar lá sem se perguntar quem é o responsável por tudo aquilo. Para os que, assim como eu, chegaram lá desinformados de sua origem, felizmente é possível encontrar uma matéria da publicação do Museu Barber Vintage Motorsports, nos Estados Unidos, que esclarece tudo. Augusto Pires, professor de Geologia da UnB instalou o Rodas do Tempo em Pirenópolis para exibir ao público um acervo que até então ficava em seu galpão em Brasília, onde apenas alguns amigos e conhecidos tinham acesso, a convite do dono. Em 2010 o senhor Augusto moveu sua coleção para o local atual e a cidade histórica ganhou além de um presente, mais uma razão para ser visitada.


Hoje o Rodas do Tempo conta com 160 itens colecionados em mais de 35 anos. Para quem estiver passando por essa cidade histórica do interior de Goiás, vale a pena conhecer o museu e a história dos veículos que estão lá.


Site do Museu Rodas do Tempo


Endereço: Av. Meia Lua, 172 - Vila Alto do Bonfim, Pirenópolis - GO.






© 2020 - Motorama S. P. LTDA.

CNPJ 36.892.387/0001-85

-----

canalmotorama@gmail.com

-----

Envio dos produtos da loja de 7 a 20 dias a depender do produto.

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram