Guy Martin recria a cena de Fugindo do Inferno.

56 anos depois, Guy Martin recria um dos saltos de moto mais famosos da história do cinema.


A cena é clássica. Fugido de um campo de prisioneiros durante a Segunda Guerra Mundial, o capitão Hilts (Steve McQueen) tenta escapar para Suíça saltando duas cercas de arame farpado. É praticamente impossível não torcer por ele enquanto tenta desesperadamente passar pelas cercas.


Spoilers adiante!!!

Mas ele não consegue passar pela cerca mais alta e fica preso no arame farpado enquanto as tropas nazistas o cercam. O primeiro salto se tornou uma das imagens mais icônicas da história do cinema, realizada na época pelo dublê de Steve McQueen, Bud Ekins.


Agora o piloto Guy Martin tenta recriar a cena da telona usando o mesmo tipo de moto, no mesmo tipo de cerca, exatamente no mesmo local onde o filme foi gravado. Martin é conhecido por seus inúmeros feitos, e tem a missão de acertar onde Hilts falhou: saltar as cercas com alturas que variam entre 2 metros e 3 metros e meio.


Para fazer isso ele escolheu uma Triumph Scrambler 1200 XE basicamente original, mas sem controle de tração, ABS e demais componentes eletrônicos, deixando-a assim numa espécie de modo Off-Road constante. Foram removidas as ponteiras e a suspensão mesmo sendo a original do modelo XE, passou por uma adaptação interna para absorver ainda mais impacto na aterrissagem. Vale lembrar que no filme a moto utilizada foi a Triumph TR6 Trophy.


Triumph TR6 original usada no clássico filme 1963.Ela ainda está com os pneus usados no filme!

Martin admite que esta seja provavelmente a manobra mais complicada que ele já tentou, mas pergunta: "O que de pior poderia acontecer?" Isso vindo de um cara que já quebrou as costas duas vezes, uma vez em um acidente de moto quase fatal, a 170 km/h, após o qual ele retomou a corrida com uma cinta para coluna, pode até parecer tranquilo demais.


O canal Bike World fez um vídeo sobre os bastidores do feito que vale muito a pena assistir.

O vídeo também mostra o atual proprietário da moto usada no filme, e as especificações técnicas da moto moderna usada por Martin.


Mas afinal de contas, ele conseguiu o feito ou não? De acordo com o jornal Daily Mail, quase. Assim como o personagem de McQueen na ficção, ele completou o primeiro salto, mas foi pego no arame farpado da segunda cerca. Agora, no entanto, há quem diga que esse não é o resultado final - o documentário Guy Martin’s Great Escape será exibido dia 8 de dezembro no canal 4 da televisão britânica e promete responder a pergunta.

© 2020 - Motorama S. P. LTDA.

CNPJ 36.892.387/0001-85

-----

canalmotorama@gmail.com

-----

Envio dos produtos da loja de 7 a 20 dias a depender do produto.

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram