Conheça as motos mais icônicas de cada país.

Atualizado: há 12 horas

Essa é uma curiosa lista mostrando as principais montadoras de motocicletas de cada país, nesta lista você verá alguns modelos e fábricas bastante conhecidos, e outros que provavelmente você irá ver pela primeira vez.


É preciso lembrar também, que muitas das marcas aqui citadas já não existem mais, ou mudaram de nacionalidade por algum motivo específico, porém, não deixaram de ser ícones de seus países de origem até hoje.


Pois vamos à lista!


Argentina


Motomel



Motomel S.A. é uma marca de motocicleta argentina, com sede na província de Buenos Aires; fundada em 1992 pelo grupo de investimento La Emilia.

Siambretta

A Siambretta era uma divisão específica da Siam Di Tella, uma marca argentina de carros que resolveu ter uma parte da empresa dedicada às scooters do tipo "lambretta" entre os anos 1960 e 70.

Tehuelche

A Tehuelche começou em março de 1957 e foi produzida apenas até meados de 1964. A "Tehuelche" foi uma fonte de grande orgulho para a Argentina em sua época de produção.

Zanella

A Zanella é a mais importante fabricante de motos da América Latina fundada há 60 anos na Argentina. Ela começou como uma empresa de produtos metálicos e passou a fabricar motos em 1957. Suas motos foram exportadas para diversos países como Estados Unidos, Cuba, Uruguai entre outros.

Australia


Hunter

A Hunter Motorcycles Worldwide é uma marca de motocicletas australiana, porém com motos nada australianas.

Contam com modelos chineses que são reproduzidos no mundo inteiro com nomes diferentes, utilizando sempre a mesma base, como por exemplo Johnny Pag, Regal Raptor, etc.

Thumpstar



A Thumpstar é uma fabricante de motos de competição que foi fundada na Austrália em 2004 por Timothy Hunter, um piloto de competições que resolveu empreender em seu ramo.

Austria


KTM



Kronreif Trunkenpolz Mattighofen, cuja razão social é KTM Sportmotorcycle AG, é uma empresa austríaca que fabrica motocicletas de altíssimo padrão. Hoje, parte considerável da empresa é da indiana Bajaj, tendo boa parte de sua produção na Índia.

Husqvarna



A Husqvarna é originalmente sueca, mas passou a ser vendida primeiramente para os alemães da BMW e mais recentemente para os austríacos da KTM, onde se tem motos com as mesmas bases sendo compartilhadas pelas duas empresas austríacas.

Bangladesh


Hero Bangladesh



A Hero Motocorp Ltd., anteriormente Hero Honda, é uma fabricante de motocicletas e scooters com sede em Nova Délhi, na Índia, porém com origem em Bangladesh. A empresa é a maior fabricante de duas rodas do mundo e também na Índia, onde detém uma participação de mercado de cerca de 46% na categoria de duas rodas.

Bielorrúsia


Minsk



Minsk, também conhecida como M1NSK, é uma marca bielorrussa de motocicletas, scooters, ATVs e motos de neve. A primeira motocicleta M1A foi lançada em 1951. Desde 2007, a empresa é uma empresa privada, já que antes era estatal.

Brasil


Agrale



A Agrale é uma empresa brasileira, com 3 fábricas em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul e 1 unidade em São Mateus, no Espírito Santo. Produz motores a diesel, tratores, caminhões leves, chassis para ônibus e utilitários 4X4 para uso civil e militar, as motos foram produzidas pela empresa apenas nos anos 80.

Amazonas



A Amazonas Motocicletas Especiais (AME) é uma fabricante de motocicletas de nacionalidade brasileira, idealizada na década de 1970 por Luiz Antonio Gomi e José Carlos Biston, que criaram um protótipo com mais de 300kg e com motor de Volkswagen Fusca de 1600cc a ar.

Brumana Pugliesi



A Brumana Pugliese S.A. foi uma fabricante brasileira de motocicletas e scooters que deixou de ser comercializada em 1982. Suas empresas antecessoras eram a Lambretta do Brasil e Pasco Lambretta.


Sundown



A Brasil & Movimento, atuante no mercado de duas rodas com a marca Sundown Motos, começou sua trajetória em motocicletas no ano de 2003. Com a fabricação de motos de baixa cilindrada e tendo como foco principal ser uma opção ao consumidor brasileiro.

Dafra


A Dafra Motos, ou Dafra, é uma construtora brasileira de motocicletas fundada em 2008 pelo Grupo Itavema. Está ativa até hoje e lança motos em parceria com a TVS no Brasil.

Canadá


Bombardier Can/Am



A Can-Am é uma divisão de produção de motocicletas da BRP, Bombardier Recreational Products, uma empresa canadense que produz motocicletas, triciclos e quadriciclos.



China

Chang Jiang



Chang Jiang é uma marca chinesa de motocicletas que tem o nome completo de China Nanchang Aircraft Manufacturing Company. O nome deriva do rio Chang Jiang, também conhecido como Yangtze ou, em inglês, rio Long.


Evoke



A Evoke Motorcycles é uma fabricante de motocicletas elétricas inteligentes com sede em Pequim que vem desenvolvendo motocicletas elétricas desde 2012.

Em junho de 2017, a Evoke Motorcycles foi escolhida como um dos 5 produtos mais interessantes no Startup Park da CES Asia.

Jinan Qingqi




A Jinan Qingqi Motorcycle Co., Ltd é uma fabricante chinesa de ciclomotores, quadriciclos e outras pequenas motos com motor e elétrica, fundada em 1956. A sede da empresa está localizada em Jinan, província de Shandong.


Zongshen



Na indústria chinesa de motocicletas, a Zongshen é uma empresa que produz motocicletas, quadriciclos, geradores e motores, com sede em Chongqing, China. Alega ter uma produção anual de mais de 1.000.000 de motocicletas.


República Checa


Jawa



A JAWA é uma fabricante de motocicletas e ciclomotores fundada em Praga, Tchecoslováquia em 1929 por František Janeček, que comprou a divisão de motocicletas da Wanderer.

França

Voxan



Voxan era uma fabricante francesa de motocicletas estabelecida em Issoire, França, em 1995. Iniciado por Jacques Gardette, o projeto era construir a primeira empresa francesa de motocicletas no mercado global, envolvendo diferentes parceiros.

Alemanha

BMW



BMW Motorrad é uma marca de motocicletas que produz desde 1923 e alcança recorde de vendas pelo quinto ano consecutivo em 2015. Com um total de 136.963 veículos vendidos.


Índia

Bajaj



Bajaj Auto é uma empresa automobilística da Índia que produz especialmente triciclos e motocicletas. Tem sede em Pune, Maharashtra, e unidades de produção nas cidade de Akurdi, Chakan, Waluj, Pantnagar.

Royal Enfield



Royal Enfield é uma marca indiana de fabricação de motocicletas com a etiqueta "a mais antiga marca global de motocicletas em produção contínua" fabricada em fábricas em Chennai na Índia, a marca originalmente era inglesa.


Itália

Aprilia



A Aprilia começou como fabricante de bicicletas, passou a fabricar scooters e motos de pequena capacidade. Atualmente, produz motos esportivas, como a RSV Mille 1000cc e a V4 RSV4.

Benelli



Benelli é uma companhia motociclística italiana. É a mais antiga companhia motociclista italiana em funcionamento e uma das fábricas de motocicletas mais antigas do mundo, atrás da Harley-Davidson e da Peugeot. Atualmente é propriedade de um grupo chinês.

Cagiva



Cagiva é uma empresa italiana que produz motos. A empresa atualmente opera sob a marca MV Agusta Motor S.p.A., mas permanece sob o controle dos herdeiros do seu fundador, Giovanni Castiglioni.



Ducati



Ducati Motor Holding é uma fábrica italiana de motocicletas localizada na cidade de Borgo Panigale - Bologna, que iniciou suas atividades fabricando rádios. A Audi comprou Ducati em abril de 2012.

Moto Guzzi



Moto Guzzi é uma fabricante italiana de motos. Foi fundada em 1921 em Mandello del Lario.


MV Agusta



MV Agusta é uma fabricante italiana de motocicletas fundada em 1945 em Cascina Costa, perto de Milão. A empresa começou com um desdobramento da aviação Agusta, empresa que foi formada pelo conde Giovanni Agusta, em 1923.


Piaggio



Piaggio & C. SpA é uma companhia italiana de fabricação de veículos que produz motos e veículos comerciais compactos sob 7 marcas: Piaggio, Vespa, Gilera, Aprilia, Moto Guzzi, Derbi e Scarabeo. A matriz central da companhia é localizada em Pontedera, Itália.

Lambretta



Lambretta é o nome da marca de uma linha de motonetas inicialmente fabricada em Milão, Itália, pela Innocenti. O nome é derivado da palavra Lambrate, o subúrbio de Milão com o nome do rio que flui pela área e onde a fábrica estava localizada.

Japão


Honda



Honda Motor Company, Limited é um dos mais importantes fabricantes de automóveis e motocicletas do mundo. Fundada por Soichiro Honda. Teve sua pronúncia "ronda" consolidada - antes "ondá" - após sua expansão e entrada no Mercado Alemão, determinando assim uma marca universal.

Kawasaki



As motos da Kawasaki são conhecidas pela alta tecnologia e potência, capazes de chegar ao topo do pódio, sempre com modelos muito velozes que quebram recordes.

Suzuki


Suzuki é uma empresa japonesa de renome internacional e isso deve-se ao sucesso dos seus modelos nos mais diversos mercados. É fabricante de automóveis e motocicletas.

Yamaha


A Yamaha Corporation é uma companhia japonesa fabricante de um enorme leque de produtos em várias e distintas áreas, faz parte do keiretsu Fuyo. Começou fazendo instrumentos musicais, e por isso é conhecida como a marca dos três diapasões.

Coréia do Sul


Daelim


Daelim Motor Company é uma empresa sul-coreana fabricante de motocicletas até 250 cilindradas, sediada em Gyeongsangnam-do. Ela é subsidiaria do grupo Daelim, que abrange 13 empresas nos mais diferentes setores.

Hyosung


Também registrada como KR Motors ou S&T Motors, é uma companhia motociclística sul-coreana, sediada em Gyeongsangnam-do. Ela é subsidiaria do grupo Hyosung.

México


Italika


A Italika é a marca e fabricante líder de motocicletas no México, com 400.000 motocicletas vendidas em 2014. Em 2010, a Italika representava 55% do mercado de motocicletas; em 2011, atingiu 63% do mercado, em grande parte devido ao baixo custo inicial.



Portugal


AJP

AJP Motos é uma fabricante Portuguesa de motos para enduro e todo-terreno. A empresa foi fundada em 1987 pelos irmãos António Pinto e Jorge Pinto em Penafiel, uma cidade ao norte de Portugal. Inicialmente uma oficina de preparação de motocicletas off-road e rapidamente evoluiu e fabricou a sua primeira moto.

Rússia


IMZ Ural


A IMZ-Ural é uma fabricante russa de motocicletas com sidecar. Em 1940, a União Soviética adquiriu as técnicas de design e produção para motocicletas e carros laterais BMW R71. O primeiro modelo M-72 foi concluído em 1941.

Espanha


Bultaco


Bultaco é uma companhia motociclística espanhola, sediada em Barcelona.

Gas Gas

Gas Gas é uma fabricante de motocicletas da Catalunha, especializada em motocicletas fora de estrada. A empresa surgiu em 1985 da falência de outra fabricante, a Bultaco. Sua sede localiza-se em Salt, Catalunha.

Reino Unido


BSA


As motocicletas da BSA foram fabricadas pela Birmingham Small Arms Company Limited, que era uma importante colheitadeira industrial britânica, um grupo de empresas que fabrica armas de fogo militares.

Norton



A Norton Motorcycle Company é uma marca inglesa de motocicletas, originalmente de Birmingham, Inglaterra, Reino Unido. Foi fundada em 1898 como fabricante de "acessórios e peças para o comércio de duas rodas". Em 1908, um motor construído pela Norton foi adicionado à linha. Isso iniciou uma longa série de produção de motocicletas monocilíndricas e, eventualmente, de dois cilindros, e uma longa história de envolvimento nas corridas.

Triumph


A Triumph Motocicletas é uma fabricante britânica de motocicletas. Uma nova empresa denominada Hinckley assumiu o nome dos direitos após o colapso da companhia na década de 1980.

Estados Unidos


Harley-Davidson


Harley Davidson Motor Cycles é uma empresa fundada em Milwaukee, nos Estados Unidos, no ano de 1903. É reconhecida mundialmente como uma marca emblemática de motociclos e dedica-se à fabricação de motos de grande porte e cilindrada.

Indian Motorcycle



A Indian Motorcycle Manufacturing Company é um fabricante de motocicletas sediado em Springfield, Massachusetts. É a mais antiga fabricante de motocicletas dos Estados Unidos da América, e no passado foi o maior fabricante de motocicletas do mundo.

Arch Motorcycle


A Arch Motorcycle Company, LLC é um fabricante americano de motocicletas personalizado de alto nível, fundado por Keanu Reeves e Gard Hollinger em 2011.

Esquecemos alguma moto marcante? Coloque nos comentários a moto que você sentiu falta.

© 2020 - Motorama S. P. LTDA.

CNPJ 36.892.387/0001-85

-----

canalmotorama@gmail.com

-----

Envio dos produtos da loja de 7 a 20 dias a depender do produto.

  • Youtube
  • Facebook
  • Instagram