Brough Superior Lawrence

"Rolls Royce das duas rodas" constrói outro ícone


A Lawrence é a nova moto da centenária montadora inglesa Brough Superior. Uma empresa que prefere manter sua produção em pequena escala a fim de garantir o mais alto nível de qualidade. Muitas vezes as motos da Brough Superior foram citadas como verdadeiros Rolls Royce em duas rodas. A Lawrence é uma edição especial que apresenta um desdobramento novo em termos de design, ainda que em proporções compactas. Os materiais usados em sua construção são ultraleves e seus recursos pensados nos mínimos detalhes.


O motor é um v-twin refrigerado a líquido de 997 cc que pode gerar até 102 cv aos 9.600 rpm e 8.8 kgfm de torque em 7.300rpm.



Eu não estava brincando quando disse que a Lawrence é fabricada com materiais ultra leves. O chassi é inteiramente feito de titânio. As suspensões e balança, de alumínio. Além disso as rodas são de alumínio e o tanque de combustível com capacidade para 17 litros é feito em fibra de carbono. Dessa forma a máquina consegue entregar tudo o que entrega pesando apenas 200 kg. Impressionante.



Uma moto como essa exerce um fascínio enorme. Não apenas porque é de uma fábrica cuja operação é bastante moderada e os modelos fabricados sob encomenda em séries limitadas. Apenas 188 unidades do modelo Lawrence serão produzidas. Para mim, a grande razão de todo o fascínio está no fato de que uma moto como essa traz em si uma das melhores histórias reais de motociclismo. Thomas Edward Lawrence, também conhecido como Lawrence da Arábia, foi arqueólogo, militar, agente secreto, diplomata e escritor britânico que era apaixonado por motocicletas. Em 1935 ele estava curtindo um passeio com sua Brough Superior SS 100 quando sofreu um acidente grave na estrada e morreu. As circunstâncias desse acidente levaram o neurologista que o atendeu a começar um estudo para ver a eficiência do uso de capacete na condução de motos. Em 1935 a importância de um capacete não era tão óbvia quanto é hoje. A morte de Lawrence deixou um grande legado tanto pelos livros que ele escreveu quanto por sua influência, e a Brough Superior Lawrence é uma homenagem a ele.


Lawrence ao lado da SS 100, como a que Lawrence da Arábia pilotava

Talvez não seja a moto mais bonita do mundo na sua opinião, mas quanto mais você olha pra ela (no meu caso para as fotos) mais você quer olhar. Os detalhes são infinitos.


Em meio a todo esse cenário, talvez seu único problema seja o preço. A questão aqui não é sobre ela ser lançada ou não no Brasil. A moto custa 66 mil libras esterlinas, algo em torno de 517 mil reais. Quantas pessoas poderiam comprar ela? Em um país imerso em desigualdade social como o Brasil, tenho certeza que muitas. Se esse é o seu caso, a minha pergunta pra você é: porque ainda não apertou o botão “Reserve my Lawrence” no site da Brough Superior? Essa moto é uma edição especial e provavelmente não há outra moto que se aproxime dela em termos de preciosidade para colecionadores.



2 comentários