02. Ushuaia planejado pelo Atacama

Uma viagem sempre é planejada levando-se em consideração os erros e os acertos da anterior.


Os acertos geralmente são em maior número e nem pensamos muito neles. Mas os erros, mesmo que poucos ou pequenos, são fundamentais para garantir os aprendizados para que não se repitam.


Com base nessa lógica, posso afirmar que o problema com o pneu da NC quase rasgando nos 199 quilômetros entre Garayalde e Trelew teve origem na viagem que fizemos para o Atacama, onze meses antes de irmos para o Ushuaia.


Houve outras viagens antes dessa, com outros erros e aprendizados, mas eu tinha noção exata do motivo de não ter dado a atenção para aquele pneu durante aqueles dez primeiros dias de viagem.


Depois de uma sucessão de motos, sempre sonhando em fazer viagens longas, mas nunca de fato realizando esses sonhos, comprei uma BMW 1200 GS Adventure e julgava estar pronto para transformar essas viagens em realidade.


Uruguai, Atacama e Ushuaia eram os três primeiros destinos desejados. Três distâncias que funcionariam como uma evolução natural. Cada uma preparando melhor para a próxima.

Eu já tinha feito percursos de grande duração, chegando a percorrer mais de mil quilômetros em um único dia, mas nunca tinha feito viagens realmente longas, com dias seguidos de estrada. Com a BMW, eu acreditava ter a moto ideal para isso e estava disposto a começar a planejar esses roteiros.


A primeira delas foi até bem simples. Consegui fazer em umas férias, sem muito planejamento prévio, afinal eram apenas dois dias de viagem. Rodei de Curitiba até Pelotas em um dia e, no seguinte, completei a viagem até Punta de Leste, no Uruguai, onde encontrei minha esposa e meu filho caçula, que foram de avião, para passarmos uns dias de férias. Uma viagem tranquila e prazerosa, sem nenhuma surpresa.


Depois dessa primeira experiência bem sucedida, comecei a planejar a tão sonhada ida ao Atacama. Pelo número de relatos que eu tinha lido e assistido, considerava uma viagem até mais completa do que a viagem para o Ushuaia, pois combinava uma boa quilometragem, com um destino cheio de lugares interessantes e paisagens incríveis, que eu estava muito a fim de conhecer.


Passei alguns meses planejando o trajeto, as paradas e os quilômetros que rodaria por dia, tudo levando em consideração a viagem ao Uruguai e as